Nasceu na cidade do Porto em 1963, é Doutor (Ph.D.) em Estudos de Arte e Professor (director) do programa de pós-graduação Mestrado em Criação Artística Contemporânea, na Universidade de Aveiro, no Departamento de Comunicação e Arte. Artista plástico, que desenvolveu a sua formação inicial na Escola Superior de Belas-Artes do Porto (Artes Plásticas: Escultura – 1991), indo depois complementar a sua formação com um Mestrado em Artes (Sculpture (M.A), – Royal College of Art, London, U.K. – 1995), concluindo a sua formação académica de regresso a Portugal (Doutoramento em Estudos de Arte na Universidade de Aveiro – 2006, sob o tema: “A intersecção das novas tecnologias na criação da imagem nas artes plásticas, no final do sec. XX: a imagem, a tecnologia e a arte”).

Enquanto Artista começa por utilizar, como meio de expressão, técnicas mais tradicionais enquadradas pelas disciplinas do desenho e da escultura, que o levaram a produzir uma obra centrada em torno do corpo (numa perspectiva menos física… e mais etérea – “Corpus”, Galeria Luís Serpa, Lisboa – 1996). Na sequencia de um projecto/exposição colectiva que acontece entre Portugal e Japão (“Touching – Contemporary Art from Portugal and Japan” comissariada por Francisco Vaz Fernandes e Kazuko Koike, no Sagacho Exhibit Space, Tokyo, Japão – 1997), apercebe-se da potencialidade das relações físicas da obra com o espectador no espaço – esta exposição que lançou o tema pelo qual acabou por ficar interessado (e que deu origem à exposição “Projecto me”, Galeria Luís Serpa – Projectos, Lisboa – 2000, onde se questionava uma relação com o acto de tocar).

Estando actualmente direccionado para os meios de produção tecnológicos, através da imagem, procura intersectar, na sua obra, a tecnologia digital como ponto de fusão – questionando o espaço da acção do observador através da interacção. Procurando articular o seu campo de pesquisa entre a teoria e a prática, desenvolve o seu universo de investigação olhando para as imagens produzidas através das várias mediações tecnológicas (da pintura tradicional ao digital contemporâneo).

Pelo facto de viver com uma Artista (Maria Manuela Lopes), proporcionou-se o desenvolvimento dum trabalho em parceria “Roundabout”, Museu de História Natural – Sala do Veado, Lisboa – 2002. Trabalhar em conjunto permite estabelecer dinâmicas e plataformas de alargamento de discursos do projecto Individual. Potenciar uma resolução conjunta pela partilha e troca de critérios e ideias, pela permeabilização de experiências e interesses individuais e outros comuns. Aproveitamos a sinergia que a experiência de partilha de outros momentos e espaços em comum, equivalendo-os no trabalho conjunto ao território de encontro de uma série de interesses que mais intrinsecamente povoam o trajecto autónomo de cada um. De certa forma é o espaço onde se encontram, e problematizam, e abordam a nossa própria obra autónoma.

Tem vindo a participar em vários eventos internacionais, enquanto Palestrante e Conferencista, assim como Artista. Publicou: “Arte e tecnologia: Intersecções”; “Intersecções na Arte: a criação artística”; “Chadwick’s Self-Portrait: novas abordagens”; “Arte e Tecnologia: a criação da imagem nas artes plásticas no final do séc. XX”; “Imersões, Distracções, Videojogos e Arte”; “A prática enquanto investigação: condição para a mudança da postura académica”; “Intersecção das novas tecnologias na criação da imagem (artes plásticas) no final do séc. XX”; “Mapping the Mind: Collaborative Creativity as Alternative Transformative Practice”; etc.

Faz parte de vários comités científicos desde 2006.

Paulo Bernardino has a doctorate (PhD) in ART STUDIES and, at the present, it is the director of the Post-Graduate Program (Master) in “Contemporary Artistic Creation”, in the Department of Communication and Art at the University of Aveiro (Portugal), where he teaches. He studied sculpture at the Faculty of Fine Art (Porto), Portugal, and received his MA-Sculpture from Royal College of Art, London, England.

While Artist begins to use, as a means of expression, traditional techniques framed by the disciplines of drawing and sculpture. Trying to articulate his field research between theory and practice developed his universe of research looking at the images produced by the various technological mediations. Has been participating in several international events as lecturer and as artist.

Recent publications:

“In the Path of Image: Representation in Art and Technology”; “Invoking the Archive”; “Image, technology and art”; “The Intersection of Technology In The Process of Image Creation: the Image, the Technology and the Art”; “Intersection of New Technologies in the Creation of the Image (Visual Arts) at the End of the XX Century”.

Recent exhibitions:

“Multimedia Concert” with composer João Pedro Oliveira, at “Festivais de Outono’10”, Aveiro, 2010; “Cabinet d’Amateur, 1990/2010 – Sala do Veado”, National Museum of Natural History, Lisbon, 2010; “Festa de Primavera”, “Cultivamos Cultura – Associa­ção Cultural”, São Luís, Alentejo, 2010; “Extermínios”, Cultural Center Emmerico Nunes – XII Summer of Contemporary Art, Sines, 2009; “Aquilo sou eu / That is me – Auto-retratos de artistas contemporâneos”, Fundation Carmona e Costa, Lisbon, 2008.

Recent Public Talks (Lecture):

“Praxis: The Digital Media as new potential of Creativity”, at Congresso Internacional de Arte y Educación, LA EDUCACIÓN ARTÍSTICA COMO PROYECTO COMÚN EUROPEO, Universidad de Extremadura, (Espanha), 2011; “The Technological Provocations in Art: the Intersection in Artistic Creation”, at “V Fórum Bienal de Pesquisa em de Artes”, Universidade Federal do Pará (Brasil), 2010; “Images and creation: the impact of technology through the ages”, at “Culturas de Convergência nos Media”, Phd Programme in Information and Communication on Digital Platforms, Universidade do Porto (Potugal), 2010; “Intersection of technology in artistic production”, at “5º Simpósio de Arte Contemporânea: Poéticas Digitais”, Universidade Federal de Santa Maria (Brasil), 2010;  “Experimentations in installations and videos”, at “I Encontro de Realidades Mistas : realidade aumentada, games e outras imagens”, Universidade de São Paulo (Brasil), 2010.